Available courses

Programa de Formação dos Articuladores
Jesse Alan

Programa de Formação dos Articuladores

Bem-vindo à Formação de Articuladores Locais do Programa de Inovação Educação Conectada. Este é um curso on-line, no qual você vai ter acesso a aulas conceituais, mas que também vai promover atividades práticas e de fixação.

A Educação Infantil à luz da BNCC
DILENE SILVA

A Educação Infantil à luz da BNCC

Esta etapa inicial do Curso trata dos aspectos basilares da Educação Infantil, conforme a abordagem da BNCC

Letramento Matemático para professores dos anos iniociais do Ensino Fundamental
JÚLIO AMARAL

Letramento Matemático para professores dos anos iniociais do Ensino Fundamental

Perspectiva de alfabetização matemática: Letramento Matemático

Resolução de Problemas e Linguagem matemática:  Leitura, escrita e interpretação

Referencial Curricular Amapaense
JONAS DIAS

Referencial Curricular Amapaense

Estudos sobre o Referencial Curricular Amapaense.

FORMAÇÃO CONTINUADA DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE RCA ALINHADO A BASE
ARIVALDO MIRA

FORMAÇÃO CONTINUADA DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE RCA ALINHADO A BASE

Com o documento aprovado, essas questões foram apenas parcialmente resolvidas. O documento mantém os principais pressupostos presentes em diretrizes anteriores, como os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), mas também incorpora mudanças. Oficialmente, a BNCC não traz direcionamentos sobre as abordagens que devem ser adotadas, mas existe uma perspectiva que está por trás da elaboração do texto: nela, o trabalho com algumas relações entre fala e escrita é enfatizado.


BNCC para Gestores Escolares
JOSÉ NUNES

BNCC para Gestores Escolares

Este curso é destinado para gestores escolares e tem por objetivo capacitar este profissional para desenvolver ações que garantam a implementação da BNCC no espaçop escolar.

REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE: A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MICHELE OLIVEIRA

REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE: A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O CURSO É DESTINADO AOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL/ANOS INICIAIS, COM O PROPÓSITO DE APRESENTAR A PROPOSTA  DA

EDUCAÇÃO FÍSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE (RCA).

LEITURA DE TEXTOS E ANÁLISE DE OBRAS
EDNA RODRIGUES

LEITURA DE TEXTOS E ANÁLISE DE OBRAS

Em nossa sociedade, refletimos sobre os horizontes da educação em artes visuais, frequentemente pensamos nessa disciplina como um série de exercícios que possam desvelar novas formas de conhecimentos e relação no mundo do aluno. 
No final deste curso os participantes estarão aptos a realizar a leitura, análise e interpretação de uma obra de arte.
  • Conhecer os elementos formais indispensáveis para a leitura de uma obra de arte.
  • Saber interpretar e enquadrar uma obra de arte.
  • Conhecer os elementos para a interpretação de uma obra sob o ponto de vista iconográfico.
  • Conhecer os elementos específicos de análise a aplicar em obras de pintura, escultura e arquitetura.


A obra dá publicamente a conhecer outra coisa, revela-nos outra coisa; ela é alegoria. À coisa fabricada reúne-se ainda, na obra de arte, algo de outro. (…) A obra é símbolo.»

Heidegger (A Origem da Obra de Arte)


OFICINA DE LEITURA DINÂMICA
MÁRCIA GALINDO

OFICINA DE LEITURA DINÂMICA

Esse curso vai tratar dos problemas relacionados a leitura e como ela é aplicada nos dias atuais.

O ENSINO RELIGIOSO NO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE
GLEIDSON SALHEB

O ENSINO RELIGIOSO NO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE

Professores da rede pública estadual que atuam com o componente curricular Ensino Religioso.


O Ensino Religioso na BNCC
MARIA VULCÃO

O Ensino Religioso na BNCC

Curso destinado a professores que ministram Ensino Religioso no Ensino Fundamental anos finais.

REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE_GEOGRAFIA
JETRO TAVARES

REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE_GEOGRAFIA

A disciplina de Geografia no Referencial Curricular Amapaense vem como elemento indispensável para se buscar o conhecimento acerca do espaço de vivência e das realidades espaciais que se projetam como cenários das transformações humanas que se processam no cotidiano do indivíduo.

Açôes ProBNCC 2019
SILVIA BARBOSA

Açôes ProBNCC 2019

Ações desenvolvidas durante o ano de 2019 sobre a proposta do documento curricular amapaense.

FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA CONHECENDO O PROGRAMA ACELERA AMAPÁ
KATERINE SOARES

FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA CONHECENDO O PROGRAMA ACELERA AMAPÁ

O Programa Acelera Amapá, através de metodologias voltadas e apropriadas para atender alunos com defasagem escolar, assegurará a permanência do aluno na escola e a correção do fluxo escolar e proporcionará ao professor um trabalho docente diferenciado.

Diante disso, o professor deverá estar instrumentalizado com o conhecimento da proposta e com os materiais técnico-pedagógicos a fim de favorecer o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem a partir da fundamentação metodológica e operacional deste Programa.



 


Curadoria: competências para o professor do séc. XXI
RAPHAELA RABELO

Curadoria: competências para o professor do séc. XXI

Este curso descreve as prováveis competências do profissional de educação básica, que atua especialmente em sala de aula, para a aquisição de práticas pedagógicas ativas, conforme vem sendo necessário na hipermodernidade.

Intervenções para alunos com Transtorno do Espectro Autista
AYLLA SILVA

Intervenções para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Este curso visa capacitar profissionais para atuarem de acordo com os princípios da ABA (AppliedBehaviorAnalysis – Análise do Comportamento Aplicada), preparando-os para lidar com as demandas da população com diagnóstico de autismo e com relação à inclusão social e escolar. 

Teste
Jesse AlanJÚLIO AMARAL

Teste

Este curso é para testes.